O profeta velho

O 13º capítulo do primeiro livro de Reis nos fala de dois profetas, o profeta de Judá e o profeta de Betel. Não se tem o nome deles. O primeiro é chamado várias vezes de “o homem de Deus”. O segundo é chamado três vezes de “o profeta velho”. Eles não se conheciam.

O homem de Deus veio a Betel para repreender a idolatria de Jeroboão. Recebeu ordens expressas de Deus para não comer pão nem beber água naquele lugar. Quando o rei Jeroboão insistiu com ele para ir à sua casa para comer e beber, o homem de Deus respondeu: “Ainda que me desses a metade de tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar” (1.8). Ele rejeitou também o convite do profeta velho para comer e beber em sua casa (13.15-17).

Acontece, porém, que o profeta velho lançou mão de uma mentira e conseguiu levar o homem de Deus à desobediência: “Eu também sou profeta como você, e o Deus Eterno mandou que um anjo me dissesse que levasse você até a minha casa e lhe oferecesse a minha hospitalidade” (13.18, BLH). Assim posto, o homem de Deus voltou e comeu pão e bebeu água naquele lugar, tornando-se desobediente ao Senhor. Estando os dois homens à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta velho e ele disse ao homem de Deus: “O Deus Eterno diz que você desobedeceu e não fez o que Ele mandou… Por causa disso, você será morto, e o seu corpo não será enterrado na sepultura de sua família” (13.22, BLH). Ao voltar para Judá, o homem de Deus foi morto por um leão e enterrado no sepulcro do profeta velho.

A triste história nos dá conta que o homem de Deus foi vítima de uma mentira. Assim como Eva, que preferiu acreditar no “É certo que não morrereis” da serpente (Gn 3.3) e não no “É certo que morrereis” de Deus (Gn 2.17). Por essa razão, a mulher comeu da árvore do bem e do mal e o pecado entrou no mundo (Rm 5.12).

De vez em quando você topa com algum profeta velho ou com uma “profetiza velha” por aí, que podem lhe dizer ter recebido por meios sobrenaturais uma mensagem de Deus para você. É preciso tomar muito cuidado. Se o recado de Deus para você por meio desse profeta contrariar a orientação original do Senhor, não caia nessa cilada.

Deus o abençoe!

Fonte: Revista Ultimato

About these ads

11 pensamentos sobre “O profeta velho

  1. Ontem eu e meu noivo Rodrigo Bento estávamos meditando em cima de 1 reis 13 11 – 31 e o nosso entendimento foi o mesmo entendimento deste estudo.

  2. é interessante como ainda hoje tem pessoas parecidas com esse profeta velho invejoso e malicioso mas Jesus nos da a vitoria que Deus os abençoe

  3. Porque o profeta velho mentiu? Ele era um falso profeta?
    Se era, porque veio a ele a palavra do senhor estando eles à mesa?

    • A Paz do Senhor amado Irmão
      A Palavra de Deus nos relata em (Lc;6.43-45) (Mt;7.15-20) q a árvore é conhecida pelos frutos e nao pelos dons Mt.7.21″Nem todo aquele que me diz”:Senhor,Senhor”,entrará no Reino dos Céus,mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”
      Lembra de Samuel quando desobedeceu as ordens do Senhor?
      A Bíblia diz q um espírito maligno apossou-se de Saul e ele profetizava
      e Daví ao dedilhar a Harpa os espíritos malignos se retiva dele.
      Não nos deixemos nos enganar por manifestacões mais prvai os espítos para sabe se é de Deus(João 4)

  4. uma das orações indispensáveis para os dias atuais seculo xxI, e pedir a Deus discernimento de espirito.precisamos vigiar. PR. lazzo Carvalho.

  5. e melhor obedece do que sacrivica e biblico mas mesta estoria prevaleceu a mentira de um profeta velho e esperiente
    mas cada homem dara conta de seus atos e atidudes diante de DEUS

    medita em eclesiastes cp 12 v 13 e 14

  6. tem muitos profetas velhos hoje em nossos dias que estao desviando muitos homens de deus do caminho da verdade proverindo mantiras
    nos devemos ter cuidado para nao sermos enganados pelos profetas velhos que estao dentro das igrejas

  7. Hoje em dia … Eu fico muito triste ao ver q tantas pessoas não procuram mais ouvir Deus falar….
    Preferem ir as igrejas ou como muitos disem as reunioes, para ouvir ” lideres religios…. Ou mesmo ancioes ” falando e deixando d lado a intimidade e o previlegioo d ouvir o proprio Cristo orientalos.
    Caindo sempre na conversa destes mentirosos e enganadores q usam da fragilidade do povo para sempre tirarem proveito e enganarem ao seu proximo….
    Devemos voltar a buscar o convivio e amor ao nosso DEUS….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s